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Hyundai HB20 e HB20S ficam até R$ 12.000 mais baratos com isenção do IPI

Hyundai HB20 Comfort (Fernando Pires/Quatro Rodas) Continua após publicidade A Hyundai é mais uma das fabricantes que já estão cadastradas no programa Carro Sustentável, obtendo a isenção do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para seus modelos de entrada. No caso da fabricante sul-coreana, a escolha foi obter o benefício não só para o hatch HB20 como […]


Hyundai HB20 Comfort (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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A Hyundai é mais uma das fabricantes que já estão cadastradas no programa Carro Sustentável, obtendo a isenção do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para seus modelos de entrada. No caso da fabricante sul-coreana, a escolha foi obter o benefício não só para o hatch HB20 como também para o sedã compacto HB20S.

Os novos valores já são anunciados pela Hyundai em seu site oficial, para duas versões do HB20 e mais duas configurações do HB20S. São as configurações mais econômicos, atendendo a uma das exigências do Ministério da Indústria, Desenvolvimento, Comércio e Serviços (MDIC) de que os modelos escolhidos não podem emitir mais que 83 g/km de CO2 .

HB20S
(Divulgação/Hyundai)

As versões escolhidas tanto do HB20 quanto do HB20S utilizam a mesma mecânica, com o motor 1.0 aspirado de 80 cv e 10,2 kgfm, sempre acoplado ao câmbio manual de cinco marchas.

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ModeloPreço atualPreço anteriorRedução
HB20 ComfortR$ 83.990R$ 95.790R$ 11.800
HB20 LimitedR$ 87.990R$ 99.990R$ 12.000
HB20S ComfortR$ 93.990R$ 103.010R$ 9.020
HB20S LimitedR$ 99.490R$ 106.490R$ 7.000

O que é o programa Carro Sustentável?

Criado pelo Governo Federal e em vigor a partir de 11 de julho, trata-se de um programa de incentivo ao consumo de veículos sustentáveis, seguros e acessíveis. Para que um carro tenha isenção total de IPI, precisa atender aos seguintes critérios:

  • Emissão máxima de CO²·: até 83 g/km (do poço à roda);
  • Pelo menos 80% da massa total do veículo composta por materiais recicláveis;
  • Produção nacional obrigatória com etapas de soldagem, pintura, montagem final, motor nacional ou importado do Mercosul;
  • Ser classificado como carro compacto.

De acordo com o Governo, espera-se que as reduções ou isenções sejam integralmente repassadas ao consumidor final – seja pessoa física ou jurídica. A compensação para a queda na arrecadação será feita para os modelos que não atenderem às normas, e pagarão mais IPI por isso. O decreto terá validade até dezembro de 2026.

Para os demais carros, o governo prepara um novo sistema de cálculo do IPI, que entrará em vigor em 90 dias e que, pela estimativa do MDIC, reduzirá o IPI de 60% dos veículos vendidos no Brasil. A alíquota base passa a ser de 6,3% para carros de passeio e 39% para comerciais leves e, a partir daí, poderá aumentar ou diminuir conforme critérios predefinidos.



Fonte: Quatro Rodas

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