O que fazer com as Cascas dos Alimentos?
Quando falamos em sustentabilidade sempre vêm à cabeça questões ligadas ao destino correto do lixo gerado no nosso dia a dia. Já são bastante conhecidas quais medidas devemos tomar para descartar ou reaproveitar corretamente as embalagens dos produtos que consumimos. Mas e em relação à casca dos alimentos?
Você já parou pra pensar que as cascas, talos e sementes dos alimentos que preparamos todos os dias também geram lixo e muitas vezes podem ser aproveitados de outras formas?
Estima-se que um terço de todos os alimentos produzidos no mundo – 1,3 bilhão de tonelada por ano – são jogados fora, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Aproveitar os ingredientes de forma integral é uma maneira eficaz de reduzir o lixo e contribuir com práticas sustentáveis. Além disso, é benéfico para o nosso organismo, pois essas partes muitas vezes jogadas fora são ricas em diversos nutrientes.
Alias, grandes concentrações de vitaminas e minerais se encontram nessas partes e servem em diversas preparações, agregando mais valor nutricional a receita e mais sabor também.
Benefícios nutricionais de cascas, talos e sementes
Os benefícios para a saúde que o consumo de frutas e verduras traz ao nosso organismo não é nenhuma novidade. Porém, o que a maioria das pessoas não sabe é que as cascas talos, folhas e sementes de alguns alimentos, muitas vezes possuem mais nutrientes do que a própria polpa. Isso, segundo estudos feitos pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP).
Geralmente, fibras e vitaminas são as substâncias mais encontradas nas cascas e talos que são desprezados. A casca da batata, por exemplo, é rica em fibras – importantes para o bom funcionamento do intestino e para promover saciedade. Contém também vitamina C, um poderoso antioxidante e uma ótima quantidade de potássio, importante para o metabolismo em geral.
Já a da cenoura possui maior quantidade de betacaroteno do que a polpa, que é convertido em vitamina A e atua contra radicais livres. Essas substância também é importante para a saúde dos olhos e da pele. Por fim, a casca da abóbora também possui o dobro de fibras da polpa, mais potássio, vitaminas A e C.
Dentre as frutas, as cascas de maracujá, abacaxi, banana, laranja e limão contêm grandes quantidades de nutrientes. Entre eles, fibras, responsáveis pelo bom funcionamento do intestino e saciedade, vitamina C, que é excelente para a imunidade, cálcio e potássio minerais importantes para os ossos e músculos..
O mesmo vale para os talos e folhas de hortaliças como couve-flor, brócolis, couve manteiga, escarola. Também são ricos em fibras, vitaminas e minerais. Em especial, cálcio e magnésio, que são essenciais para a manutenção de ossos e dentes.
E olha que magnésio é um dos minerais mais importantes para o nosso organismo, principalmente sistema nervoso central.
As sementes como a de abóbora, por exemplo, são ricas também em magnésio e tríptofano. Essa substância é responsável por combater o estresse e promover sensações de bem-estar. Além disso, é rica em ômega 3, que combate inflamações e previne problemas cardiovasculares e também é bactericida e antifúngica.
Como aproveitar a casca dos alimentos na cozinha
Usando a imaginação, dá pra usar os alimentos de forma integral. Confira, abaixo, alguma dicas:
Não deixe as cascas de fora
A primeira sugestão é bastante óbvia, mas nem sempre colocamos em prática: Simplesmente não descascar alguns alimentos. Batata, cenoura, mandioquinha e abóbora podem ser cozidas ou assadas com as cascas, desde que elas estejam corretamente higienizadas. Para isso, lave-as em água corrente utilizando uma escovinha para retirar resíduos.
As cascas também rendem deliciosos chips. Experimente, então, retirar as casca da batata asterix ou da batata doce com um descascador. Depois disso, é só temperar com azeite de oliva, sal e páprica defumada. Por último, asse até ficarem crocantes.
A casca de abóbora, se temperada com um pouco de canela fica até um chips mais adocicado e cai super bem com uma pasta salgada, assim fica aquela mistura agridoce que aguça todos as papilas gustativas.
Prepare sucos com os talos
Outra boa opção é guardar os talos picados e higienizados no freezer e utilizá-los no preparo de sucos funcionais. Eles podem ser combinados com frutas como laranja, maçã, morango abacaxi, além de gengibre e cúrcuma. Se tiver uma centrífuga à mão, melhor ainda. É só centrifugar os talos verdes e congelar em forminhas de gelo pra facilitar ainda mais a vida.
Reaproveite as cascas de frutas
As cascas de abacaxi e maçã ao ferver viram chás deliciosos. Ficam uma delícia quentes ou gelados com folhas de hortelã ou canela em pau.
As cascas de laranja e limão vão bem no preparo de bolos. Primeiramente, retire a parte branca interna dessas cascas, caso contrário o seu bolo pode ficar amargo. Depois, bata no liquidificador juntos com os ingredientes líquidos da receita.
As cascas de banana e maracujá, por sua vez, podem ser desidratadas no forno em temperatura baixa e processadas até virarem uma farinha. Assim, podem ser acrescentadas em vitaminas, sucos, polvilhadas na salada de frutas.
E já pensou em fazer uma caponata com a casca de banana? Pois é.. é o mesmo processo da caponata de berinjela, mas no lugar desta, você vai utilizar as cascas de bananas já higienizadas e fatiadas.
Por fim, outra ótima dica para reaproveitar os alimentos de forma integral é manter um saquinho do tipo “Ziploc” no freezer e ir armazenando todas as cascas, talos e pedacinhos de legumes que não serão aproveitados. Quando estiver cheio, é só cozinhar em bastante água com especiarias e produzir seu próprio caldo caseiro de legumes. Uma receita totalmente natural e sem conservantes.
Compostagem: uma forma de aproveitar a casca dos alimentos
Além de aproveitar ao máximo os alimentos na cozinha, é possível dar outro destino a essas sobras que não seja o lixo comum. Uma das alternativas é a compostagem.
O processo nada mais é do que a transformação de produtos orgânicos, como restos de alimentos, em adubo. Ou seja, uma ótima solução para reduzir a quantidade de resíduos que produzimos.
Hoje em dia existem no mercado opções de compoteiras que servem até em apartamentos.
Ao contrário do que se pensa, elas não geram sujeira ou mal cheiro. Seu composto pode servir como adubo para as suas plantas, o jardim do prédio, as flores de uma praça. Pode até mesmo ser doado para programas de horta comunitárias espalhadas principalmente nas grandes cidades.
Fonte: LivUp
Publicidade
Links Úteis de nossos parceiros:
- NAWeb Brasil – Agência de Criação de Sites
- Divulgador Digital – Panfletagem Virtual
- Guia X Net – Empresas, Comércios e Serviços
- Médico Agora – Telemedicina
- Superútil – Ofertas, Promoções e muita Informação
- Multi Assistência Técnica
- Conserto de Notebook
- Escolas & Cursos
- EZN – Escolas na Zona Norte SP
- Criação de Site Profissional