O prefeito Lucas Sanches (PL), além de aumentar impostos em Guarulhos, vem se notabilizando por se pautar pelas críticas que recebe tanto da Oposição como de uma parte da mídia, que não está cooptada pelo poder. Desde que a Câmara Municipal aprovou seu “pacote da maldade” na semana passada, ele correu para gravar diversos vídeos sempre reagindo às verdades divulgadas sobre sua gestão. Como sempre, apesar de tentar se notabilizar como mais um “prefeito tiktoker”, não convence muito.
Dentro d´água

Chama a atenção que Lucas nunca fala a verdade sobre suas entregas. Omite que as poucas coisas que está entregando são obras que já estavam praticamente prontas e executadas pela gestão anterior. Tenta vender como se fossem projetos seus que “caíram dos céus” da noite para o dia. Semana passada, por exemplo, entregou uma piscina aquecida no CEU São Miguel, que já estava praticamente concluída no ano passado e só não foi entregue por detalhes. Para parecer mais próximo, caiu na água numa das tardes mais frias do ano. Tudo para jogar para a torcida.
Meias verdades
Diante do caos que virou o sistema viário de Guarulhos, diante da omissão da até então Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), o prefeito tiktoker correu para outra obra que já estava praticamente pronta, planejada e executada pela gestão anterior, para dizer que era um projeto seu para resolver os gargalos no trânsito. Foi até a rua Projetada, na verdade uma avenida que ligará a Monteiro Lobato a Tancredo Neves, próximo à confluência com a Otávio Braga de Mesquita. Disse com todas as letras que era uma obra dele, pensada para resolver os problemas da região.
Tinha um lago no meio do caminho
Lucas, como engenheiro de obras prontas, não deve saber de todo imbróglio que envolveu aquela obra, desde problemas com desapropriação até mesmo a descoberta de um lago, construído no curso da nova via pela antiga Pfizer. Ou seja, não se tratava apenas de a Prefeitura ocupar o imóvel. Tinha também que desativar o lago e preparar o terreno de uma forma diferente do que havia sido planejado. Mas isso não conta para o prefeito das meias verdades. Por fim, uma obra que já poderia ter sido entregue e poderia ter ajudado muito o trânsito na região, afetado muito pelas obras da Sabesp, ficou para depois.
Aprovadores de impostos presentes 
O Cemeg Pimentas foi fechado pela atual gestão sob a alegação de que precisava de obras emergenciais, numa ação que nunca ficou muito clara. Pois bem, seis meses depois de assumir, com muita festa e pompa, o equipamento foi inaugurado domingo com a presença de muitos vereadores, justamente aqueles que aprovaram sem qualquer cerimônia os aumentos de impostos propostos por Lucas. Tudo muito bonito, tudo muito alegre, mas e a população?
Os prontuários sumiram
Pois bem. A população deveria começar a ser atendida na segunda-feira. Mas como se trata de um centro de especialidades médicas, as consultas são agendadas previamente. Muitos pacientes passam por tratamentos prolongados, mas que foram interrompidos nestes últimos seis meses de portas fechadas, sem serem transferidos para outras unidades. Aí quando chegaram ao Cemeg, muitos – que passavam no local há anos – se frustraram porque terão que buscar o encaminhamento novamente nas Unidades Básicas de origem para começar do zero. Os prontuários médicos ou desapareceram ou foram simplesmente ignorados.
Efeito retardado
Somente após se tornar público e da repercussão negativa sobre o fim da gratuidade nos dois hospitais veterinários municipais inaugurados pelo ex-prefeito Guti, no melhor estilo “efeito retardado”, Lucas Sanches anunciou via redes sociais na manhã desta terça-feira que irá abrir dois equipamentos iguais na cidade. Somente não informou quando, nem onde. Apenas que “será em breve”, numa demonstração clara que governa apenas por reação. Não planeja, não entrega nada que já não esteja pronto ou devidamente encaminhado. Enquanto este “em breve” não chega, a população de Guarulhos ficará sem ter onde levar seus animaizinhos com atendimento gratuito.
Fonte: Guarulhos Web 
				
Tinha um lago no meio do caminho